A BYD, maior fabricante de carros elétricos da China, registrou um lucro líquido de 6,4 bilhões de yuans (cerca de US$ 895 milhões) no segundo trimestre de 2025, marcando uma queda de 29,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado representa a primeira retração nos lucros desde 2022, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 29. Apesar da diminuição no lucro, a receita da montadora subiu 14%, alcançando 200,9 bilhões de yuans (US$ 28,1 bilhões) no trimestre encerrado em junho.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, a BYD apresentou um aumento de 13,8% no lucro líquido e crescimento de 23,3% na receita. A montadora estabeleceu uma meta ambiciosa de vender 5,5 milhões de veículos em 2025, mas até julho havia comercializado apenas 2,49 milhões de unidades. Com vendas caindo pelo terceiro mês consecutivo e produção recuando pela primeira vez em 17 meses, a BYD decidiu reduzir o ritmo de expansão das fábricas e da produção local.
Enquanto enfrenta desafios no mercado chinês, a BYD tem acelerado suas exportações, com a receita internacional mais que dobrando e atingindo 550 mil veículos vendidos entre janeiro e julho. A empresa já possui fábricas na Hungria e Turquia e superou a Tesla na Europa por dois meses consecutivos em julho de 2025. Além disso, a montadora se comprometeu a reduzir o prazo de pagamento a fornecedores para 60 dias após uma intervenção regulatória no setor automotivo.