A BYD Co. Ltd., uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, começou a exportar carros de sua nova fábrica na Tailândia para a Europa. Na segunda-feira, 25 de agosto de 2025, a BYD Auto (Thailand) Co. Ltd. anunciou o embarque inicial de mais de 900 unidades do hatchback Dolphin, com destino à Alemanha, Bélgica e Holanda. Essa iniciativa surge em um contexto de excesso de produção no mercado tailandês, onde a demanda por veículos elétricos tem sido insatisfatória.
A fábrica da BYD na Tailândia, inaugurada em julho de 2024, é a primeira unidade de produção de automóveis da montadora fora da China, com capacidade anual planejada para 150 mil veículos. No entanto, a planta opera atualmente abaixo dessa capacidade, levando a empresa a buscar alternativas como as exportações para equilibrar sua produção. O governo tailandês implementou políticas que incentivam a fabricação local e a exportação de veículos elétricos, mas as montadoras enfrentam desafios devido às tarifas impostas pela União Europeia sobre os carros chineses.
As novas regras tailandesas permitem que cada veículo elétrico exportado conte como 1,5 veículo nas metas de produção local, o que pode estimular as exportações nos próximos anos. Contudo, a BYD ainda precisa lidar com tarifas combinadas que podem chegar a 27% na Europa. O não cumprimento das metas de produção local pode resultar em severas penalidades financeiras para as montadoras, aumentando a pressão sobre a BYD e outras empresas do setor para se adaptarem ao cenário competitivo.