A montadora chinesa BYD consolidou sua liderança no mercado de veículos elétricos (VEs) da Indonésia, alcançando mais de 90% das vendas no primeiro semestre de 2025. De acordo com a Associação das Indústrias Automotivas da Indonésia, as vendas de VEs puros dispararam para 35.749 unidades, um aumento de 267% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No ranking das vendas, a BYD se destacou ao comercializar 13.995 veículos elétricos, o que representa cerca de 40% do mercado de VEs a bateria. Outras marcas chinesas, como Wuling, Chery e GAC Aion, também figuraram entre as quatro principais. A ascensão da BYD é notável, considerando que a empresa iniciou suas operações na Indonésia apenas em janeiro de 2024, vendendo 15.429 VEs até o final do ano.
Além de sua liderança no segmento de veículos elétricos, a BYD ocupa a sexta posição geral em vendas no atacado, que totalizaram 374.740 veículos no semestre. As montadoras japonesas e sul-coreanas, como Toyota e Honda, dominaram as três primeiras posições, mas enfrentam dificuldades para se destacar no crescente mercado de VEs indonésio.
O governo da Indonésia, em busca de alavancar suas reservas de níquel e desenvolver um ecossistema local de fabricação de VEs, estabeleceu metas ambiciosas para produzir 600 mil veículos elétricos por ano até 2030. Para isso, implementou incentivos fiscais e políticas de apoio, atraindo investimentos significativos de montadoras chinesas, que estão se consolidando como líderes nesse mercado emergente.