Um homem britânico de 60 anos foi multado em 14.225 euros (cerca de R$ 90.720,81) após ser resgatado em uma trilha fechada nas Dolomitas, na Itália. O incidente ocorreu na última quinta-feira, 31 de julho, quando o homem ignorou placas de alerta sobre o risco de deslizamento de rochas na Ferrata Berti, uma trilha rochosa a 2.500 metros de altitude em San Vito di Cadore.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, o resgate foi acionado após o homem relatar uma queda de pedras. Nicola Cherubin, chefe do serviço de resgate alpino local, informou que o turista desconsiderou avisos em inglês e italiano que indicavam o fechamento da trilha e orientavam os caminhantes a retornarem. Ele alegou não ter visto as placas e desconhecia a proibição.
A operação de resgate, que durou cerca de uma hora e meia, envolveu vários funcionários e dois helicópteros, devido às condições climáticas adversas. Dos 14.225 euros da multa, 11.160 euros foram destinados a cobrir os custos do resgate aéreo. Giuseppe Dal Ben, comissário da autoridade sanitária local, ressaltou a importância de respeitar as montanhas e alertou que os helicópteros não devem ser utilizados como táxis.
O The Guardian ainda destacou que deslizamentos de rochas são comuns na região das Dolomitas, mas que a frequência desses eventos aumentou significativamente nos últimos dois meses, em decorrência do calor extremo e das mudanças climáticas.