Uma mulher brasileira de 40 anos, identificada como Gisele Oliveira, foi presa em Coimbra, Portugal, nesta terça-feira (5), após ser acusada de envenenar cinco filhos. A detenção ocorreu por meio da Unidade de Informação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária, que cumpriu um mandado internacional de captura emitido pela Interpol. Gisele estava em Portugal há dois meses e tentou resistir à prisão.
A acusada é investigada por ter administrado sedativos a seus filhos entre 2008 e 2013, no estado de Minas Gerais, Brasil. De acordo com informações do jornal português 'Correio da Manhã', a mãe de Gisele denunciou-a às autoridades brasileiras, levando à sua localização e captura. Duas das crianças morreram em 2010, outras duas em 2019, e a última em 2023, todas apresentando problemas de saúde que não foram inicialmente associados ao uso de sedativos.
Gisele Oliveira deve comparecer a uma audiência no tribunal nesta quarta-feira (6), onde enfrentará as acusações que a levaram a fugir do Brasil. O caso gerou grande repercussão na mídia portuguesa, destacando a gravidade das acusações e a busca internacional pela prisão da brasileira.