O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira que o conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a solicitação do Brasil para apresentar uma consulta à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. A decisão foi comunicada durante uma coletiva de imprensa na sede do MDIC.
Alckmin destacou que a decisão final sobre o encaminhamento da consulta à OMC cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio ocorre em um contexto de críticas do Brasil às medidas unilaterais dos EUA, que foram expressas durante uma reunião do Conselho Geral da OMC em julho.
Além disso, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Philip Fox-Drummond Gough, alertou que as tarifas estão sendo utilizadas como uma forma de interferência em assuntos internos de outros países, em referência às declarações do ex-presidente Donald Trump sobre o Judiciário brasileiro. Trump anunciou a aplicação de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir do dia 6 e a suspensão de vistos para magistrados do STF.
O embaixador brasileiro enfatizou a importância de preservar os princípios democráticos e o Estado de Direito, ressaltando que o uso de tarifas como ferramenta de pressão é uma tendência preocupante no cenário internacional.