O diretor da Magalu Cloud, Christian Reis, afirmou nesta terça-feira (19) que o Brasil tem potencial para se tornar um protagonista no fornecimento de nuvens públicas de informações para o mercado internacional nos próximos 50 anos. Durante o 5º Simpósio TelComp, ele destacou que o país pode ser mais competitivo que os Estados Unidos, citando a possibilidade de oferecer serviços a custos mais baixos devido à sua matriz energética predominantemente renovável.
Reis enfatizou que as nuvens públicas, que permitem o armazenamento e processamento de dados remotamente, são dominadas por gigantes como Amazon e Google Cloud. No entanto, ele acredita que o Brasil está posicionado para aproveitar essa oportunidade, especialmente com a energia elétrica a custos competitivos. Apesar de atualmente os preços no Brasil serem 60% mais altos do que nos EUA, ele argumenta que a situação pode mudar com políticas adequadas.
O Ministério das Comunicações está estudando medidas para incentivar a instalação de data centers nacionais e reduzir a dependência de serviços estrangeiros. Entre as propostas estão a desoneração de equipamentos e a facilitação do licenciamento ambiental. A TelComp, que representa cerca de 60 operadoras de telecomunicações, também busca promover a competição no setor como forma de desenvolvimento econômico.