A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), agendada para novembro, contará com a participação confirmada de 47 países, de um total de mais de 190 que manifestaram interesse. As delegações já realizaram pagamentos para reservas de hospedagem, sendo que 39 utilizaram a plataforma oficial e oito negociaram diretamente com a rede hoteleira. As informações foram divulgadas após uma reunião do Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde surgiram questionamentos sobre a organização do evento.
Durante a coletiva de imprensa, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, anunciou que o Brasil não atenderá ao pedido da ONU para subsidiar as hospedagens das delegações. Segundo ela, o governo brasileiro já está arcando com custos significativos para a realização da COP30 e não considera apropriado subsidiar países que possuem maior riqueza. A secretária também destacou que o apoio da ONU deve ser direcionado aos países mais pobres, conforme já praticado em outras cidades brasileiras.
Com a confirmação da presença de 47 países, o Brasil se prepara para atender as necessidades operacionais dos 190 países interessados na conferência. A organização está ajustando a plataforma da COP30, incluindo a criação de blocos de hospedagem com períodos menores de diárias. As reuniões bilaterais previstas devem facilitar a confirmação das reservas e garantir que as diretrizes da ONU sejam seguidas em termos de segurança, saúde e transporte durante o evento.