Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) assinarão uma declaração de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém, PA. O Brasil, representado pelo presidente Lula, participará da cerimônia que ocorrerá na Cúpula da Amazônia em Bogotá, Colômbia, onde também será aprovada a Carta de Bogotá, com foco no combate ao desmatamento e no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Idealizado pelo Brasil, o TFFF visa garantir o financiamento de projetos de preservação das florestas tropicais, abrangendo 70 países. Com o apoio de nações como Noruega, Reino Unido e França, o fundo tem potencial para arrecadar cerca de US$ 125 bilhões entre recursos públicos e privados. O modelo inovador promete remunerar os países que conservarem suas florestas com até US$ 4 por hectare preservado, o que poderia gerar um aporte significativo para o orçamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Além de transformar a conservação ambiental em uma opção financeiramente vantajosa, o fundo destinará 20% de seus recursos a comunidades indígenas que habitam e preservam as florestas. Essa abordagem não apenas promove a sustentabilidade, mas também assegura um retorno financeiro aos investidores, alinhando interesses econômicos e ambientais em um contexto global cada vez mais preocupado com as mudanças climáticas.