Em 21 de agosto de 2025, o Olhar Digital News trouxe à tona a crescente ameaça de ataques cibernéticos, com o Brasil se destacando como um dos principais alvos. Um levantamento da empresa de cibersegurança NordVPN indicou que já foram registrados mais de 8.200 ataques em todo o mundo, resultando na exposição de 345 milhões de dados, o que pode fazer deste ano o pior da história em termos de segurança digital.
Além da preocupação com a segurança cibernética, a Meta, companhia de Mark Zuckerberg, decidiu suspender as contratações em sua divisão de inteligência artificial após ter recrutado mais de 50 especialistas de empresas concorrentes nas últimas semanas. Em outro destaque, uma nova bateria nuclear desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Xiamen promete fornecer energia constante e autônoma por até 50 anos, oferecendo uma solução inovadora para missões espaciais e equipamentos em ambientes extremos.
Esses eventos ressaltam a urgência em fortalecer a proteção de dados no Brasil e no mundo, especialmente em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente. A combinação de desafios na segurança digital e inovações tecnológicas pode moldar o futuro das comunicações e da proteção de informações, exigindo atenção redobrada das autoridades e da sociedade civil.