O vice-presidente Geraldo Alckmin encerrou sua visita oficial ao México nesta quinta-feira (28), onde se encontrou com a presidenta Claudia Sheinbaum no Palácio Nacional. A reunião teve como foco a ampliação das relações comerciais entre Brasil e México, com destaque para a abertura de novos mercados para produtos agrícolas, como aspargos e pêssegos, além da facilitação da exportação de carne bovina brasileira.
Durante a visita, Alckmin anunciou a assinatura de acordos que visam fortalecer o comércio bilateral, que já soma US$ 13,6 bilhões em 2024. O governo brasileiro solicitou a continuidade dos incentivos do Pacote contra a Inflação e a Escassez (Pacic), que beneficia a compra de alimentos. Além disso, foram discutidas atualizações no Acordo de Complementação Econômica nº 53 e parcerias em saúde pública, incluindo pesquisa sobre arboviroses.
A agenda também incluiu avanços nos negócios da Embraer no México, com a venda de 20 aeronaves para a companhia estatal Mexicana de Aviación. Alckmin mencionou a possibilidade de expandir negócios no setor militar com o cargueiro KC-390. A visita reforça a importância das relações comerciais entre as duas maiores economias da América Latina e abre novas oportunidades para o agronegócio brasileiro.