Na quinta-feira, 28 de agosto de 2025, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Viera, e da China, Wang Yi, conversaram por telefone para fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países. A discussão focou na aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping e na importância da atuação conjunta no Brics, especialmente em um contexto de tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Durante a conversa, Wang Yi destacou a confiança mútua entre os presidentes e a necessidade de orientações estratégicas para construir uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado. Mauro Viera, por sua vez, mencionou as incertezas enfrentadas pelo comércio internacional e os sérios desafios ao multilateralismo, pedindo uma coordenação mais estreita entre os países do Brics.
Esse diálogo ocorre duas semanas após uma conversa anterior entre Lula e Xi, que também abordou a guerra comercial e o pedido do presidente Donald Trump para que a China aumente suas compras de soja dos EUA. O Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou a importância de intensificar a comunicação e coordenação para apoiar o sistema multilateral de comércio e promover reformas na Organização Mundial do Comércio (OMC), conforme defendido por Viera.