Neste sábado (23), a Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, sedia a final do grupo geral de conjunto do Mundial de Ginástica Rítmica. O Brasil, em sua primeira vez como anfitrião do evento, busca um pódio inédito com a equipe composta por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. Duda, Nicole e Sofia já participaram da última edição do Mundial, em 2023, onde conquistaram a sexta posição no grupo geral.
As provas dos conjuntos foram alteradas com o início do ciclo olímpico para Los Angeles-2028, e as equipes agora competem nas cinco fitas e nas três bolas e dois arcos. Apesar da vantagem de competir em casa, as brasileiras enfrentarão fortes rivais, como a China, campeã olímpica em Paris-2024, e a Espanha, medalhista de bronze no último Mundial. A competição deste sábado também servirá como classificatória para as decisões por aparelhos que ocorrerão no domingo (24).
O Brasil entrará em ação pelo grupo A às 14h (de Brasília), começando pela prova das três bolas e dois arcos. A expectativa é alta após o desempenho histórico da ginasta Bárbara Domingos, que conquistou a nona colocação no individual geral na última sexta-feira (22), o melhor resultado do Brasil na prova. Com a competição se intensificando, o país espera superar suas expectativas e garantir um lugar no pódio.