O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou, nesta sexta-feira (1º de agosto de 2025), sua satisfação com a intenção de países ocidentais, como Canadá, Malta, Portugal e Reino Unido, de reconhecer a legitimidade do Estado Palestino. A formalização desse reconhecimento está prevista para ocorrer durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, que se inicia em 9 de setembro.
Em comunicado oficial, o governo brasileiro destacou que os pronunciamentos refletem o crescente engajamento da comunidade internacional em busca de ações concretas para a implementação da solução dos dois Estados, considerada a única alternativa viável para alcançar uma paz duradoura no Oriente Médio. Essa posição do Brasil reitera seu apoio à resolução do conflito entre Israel e Palestina, que se arrasta há quase dois anos.
Além dos quatro países mencionados, a França já havia anunciado, em 24 de julho, sua intenção de formalizar o reconhecimento da Palestina. Com isso, o número de nações que apoiam a causa palestina na ONU pode aumentar, uma vez que atualmente mais de 140 dos 193 países membros da organização já reconhecem a Palestina como um Estado. O Brasil, que reconhece a Autoridade Palestina desde dezembro de 2010, é acompanhado por diversos países da América do Sul, Ásia e África.
O Itamaraty também fez um apelo a nações que ainda não reconheceram a Palestina, solicitando que o façam o mais breve possível. "O governo brasileiro conclama todos os países a trabalhar pelo ingresso da Palestina como membro pleno nas Nações Unidas", afirmou a nota oficial divulgada nesta sexta-feira.