As ações da petrolífera britânica BP subiram cerca de 1,5% na Bolsa de Nova York nesta segunda-feira (4), mesmo em um dia em que o petróleo caiu mais de 2%. O aumento nas ações se deve ao anúncio da descoberta de um grande reservatório de gás e petróleo na costa do Brasil, considerado a maior descoberta da empresa nos últimos 25 anos. Gordon Birrell, vice-presidente executivo da BP, expressou satisfação com a descoberta, destacando sua importância para a companhia.
O Campo de Bumerangue, onde a descoberta foi feita, está situado na Bacia de Santos, a 404 quilômetros do Rio de Janeiro, e abrange uma área superior a 300 quilômetros quadrados. A BP informou que o poço perfurado encontrou uma coluna de hidrocarbonetos bruta estimada em 500 metros, localizada cerca de 500 metros abaixo do topo da estrutura, e que análises preliminares indicam níveis elevados de dióxido de carbono.
A empresa, que detém 100% de participação no bloco em parceria com a Pré-Sal Petróleo S.A., iniciará uma análise laboratorial para caracterizar melhor o reservatório e seus fluidos. O Bradesco BBI acredita que essa descoberta pode abrir novas oportunidades para a BP no Brasil, enquanto a Genial Investimentos observa que, apesar de não prever impactos imediatos nas empresas listadas na B3, a descoberta pode estimular novos esforços exploratórios no pré-sal.
A BP apresentará seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira (5), em um momento em que as descobertas comerciais no pré-sal têm diminuído gradativamente nos últimos anos, tornando a descoberta do Campo de Bumerangue ainda mais significativa para o setor.