As ações da petroleira britânica BP (British Petroleum) apresentaram uma alta de 1,92% na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) nesta segunda-feira, 4 de agosto de 2025, mesmo diante da queda nos preços do petróleo no mercado internacional. O barril de Brent, referência global, caiu 1,62%, sendo negociado a US$ 66,24, enquanto o WTI, indicador nos Estados Unidos, registrou desvalorização de 1,32%, cotado a US$ 68,75.
A valorização das ações foi impulsionada pelo anúncio da descoberta do campo de Bumerangue, localizado a 400 km da costa do Rio de Janeiro, na Bacia de Santos. Segundo a BP, esta é a maior descoberta de petróleo e gás da companhia nos últimos 25 anos, abrangendo uma área de mais de 300 km², equivalente a cinco vezes o tamanho da ilha de Manhattan.
A BP detém 100% dos direitos de exploração do bloco, adquirido em 2022, e comprometeu-se a repassar 5,9% do lucro-óleo ao governo brasileiro. Embora a empresa tenha destacado a importância da descoberta, ainda é prematuro estimar o volume total das reservas, especialmente devido aos altos níveis de dióxido de carbono que podem impactar os custos de extração e processamento.
O desenvolvimento de campos em águas profundas no Brasil geralmente leva de 4 a 10 anos até o início da produção comercial. A BP deve divulgar seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, em meio a rumores de fusão com a Shell e pressões do fundo Elliott, que recentemente adquiriu participação na empresa.