A BP Energy, petroleira britânica, confirmou nesta segunda-feira (4) a descoberta de um reservatório de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, localizada no litoral do Rio de Janeiro. O poço, identificado como 1-BP-13-SPS, está situado no bloco Bumerangue, a uma profundidade de 5.855 metros e a 404 quilômetros da costa fluminense. Esta é a maior descoberta da empresa em 25 anos, segundo o vice-presidente executivo de Produção e Operações, Gordon Birrell.
Birrell destacou a importância da descoberta, afirmando que a BP está entusiasmada com o potencial do bloco Bumerangue. A perfuração revelou uma coluna de hidrocarbonetos de alta qualidade, com uma extensão superior a 300 km², comparável à área da cidade de Fortaleza. A empresa planeja realizar novas avaliações para entender melhor as características do reservatório, que apresentou níveis elevados de dióxido de carbono (CO₂).
A BP detém 100% de participação no bloco, adquirido em um leilão da ANP em dezembro de 2022. De acordo com o contrato, a empresa se comprometeu a ceder 5,9% do óleo excedente à União. Além disso, a BP já opera em oito blocos marítimos no Brasil e planeja uma nova campanha de exploração no bloco Tupinambá em 2026. A companhia, que atua no Brasil desde 1957, também investe em biocombustíveis e energia solar, além de ser responsável pela Usina Termelétrica GNA II, a maior da América Latina, inaugurada recentemente.