A petrolífera britânica BP anunciou nesta segunda-feira, 4 de setembro, a descoberta de um imenso reservatório de gás e petróleo na costa do Brasil, considerado a maior descoberta da empresa nos últimos 25 anos. O vice-presidente executivo da BP, Gordon Birrell, expressou satisfação com a descoberta, destacando sua importância para a companhia.
Localizado no Campo de Bumerangue, na Bacia de Santos, a nova reserva está situada a 404 quilômetros do Rio de Janeiro e abrange uma área superior a 300 quilômetros quadrados. A BP revelou que o poço perfurado alcançou uma profundidade de cerca de 500 metros abaixo do topo da estrutura, encontrando uma coluna de hidrocarbonetos bruta estimada em 500 metros, composta por um reservatório de carbonato de pré-sal de alta qualidade.
A empresa agora dará início a uma análise laboratorial para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos encontrados, com o objetivo de avaliar o potencial do bloco Bumerangue. As análises preliminares já indicam a presença de níveis elevados de dióxido de carbono na área.
Após o anúncio, as ações da BP na bolsa de Londres apresentaram um aumento de 1,54%. A BP detém 100% de participação no bloco, em parceria com a Pré-Sal Petróleo S.A., após garantir a área em dezembro do ano passado. O grupo está programado para divulgar seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira, 5 de setembro.