O Botafogo volta a campo neste sábado (30), contra o Red Bull Bragantino, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, como último compromisso antes da tão esperada Data Fifa para descanso e preparação do elenco. O Glorioso mira aproximação dos líderes e, enfim, vencer em casa na competição sob o comando de Davide Ancelotti. Até o momento, o italiano dirigiu o Botafogo no Nilton Santos pelo Brasileirão em quatro oportunidades e não conseguiu bons resultados. Foram dois empates, com Vitória e Corinthians, e derrotas para Cruzeiro e Palmeiras. Apenas um gol foi marcado.
O duelo com o Bragantino é a chance para virar a chave e trazer a confiança para perto novamente. O Glorioso vive momento instável, com atuações abaixo da régua do projeto e eliminação recente na Libertadores, para a LDU, além de estar distante da briga pelo título nos pontos corridos. Este será o último jogo antes da pausa de 11 dias para os jogos da Seleção Brasileira, e parar em alta é importante. O elenco alvinegro já dá claros sinais de desgaste pela forte batida do calendário em agosto, com Copa do Brasil e Libertadores nos meios de semana.
O Botafogo inicia a 22ª rodada na quinta colocação, com 32 pontos e dois jogos a menos – disputou apenas 19. O Bragantino, por sua vez, aparece em oitavo, com 30, a uma vitória de ultrapassar o Alvinegro. No último encontro, os cariocas mostraram superioridade nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, no Nilton Santos, vitória por 2 a 0 do Alvinegro. Já no Cicero de Souza Marques, em Bragança, Savarino fez o gol do triunfo por 1 a 0. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Massa Bruta venceu pelo placar de 1 a 0 com gol de Eduardo Sasha.