O Botafogo foi nomeado um dos cinco candidatos ao prêmio de melhor clube do ano na cerimônia da Bola de Ouro, conforme anunciado pelos organizadores nesta quinta-feira. O clube carioca, que conquistou sua primeira Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro em 2022 sob a direção do técnico Artur Jorge, se destaca ao lado de gigantes como Paris Saint-Germain, Barcelona, Chelsea e Liverpool.
Neste ano, o Botafogo, agora sob o comando de Renato Paiva, alcançou as oitavas de final do Mundial de Clubes. Atualmente, a equipe é treinada por Davide Ancelotti, filho do renomado técnico Carlo Ancelotti. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em Paris no dia 22 de setembro.
O Paris Saint-Germain é considerado o favorito, após conquistar a Liga dos Campeões da Europa, além do campeonato francês e da Copa da França. O Chelsea, por sua vez, venceu o Mundial de Clubes e a Liga Conferência, enquanto o Liverpool conquistou o Campeonato Inglês pela 20ª vez. O Barcelona, apesar de não ter avançado na Liga dos Campeões, se destacou com três títulos nacionais.