As bolsas europeias apresentaram alta modesta na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, após a divulgação de balanços corporativos mistos. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrava um avanço de 0,05%, alcançando 541,67 pontos. No entanto, ações do setor farmacêutico enfrentaram pressão negativa devido a novas ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.
O banco italiano BPM destacou-se em Milão, com um aumento de mais de 2% após reportar um lucro recorde de 1,2 bilhão de euros no primeiro semestre. Em contraste, a mineradora anglo-suíça Glencore viu suas ações caírem quase 4% em Londres, após anunciar um prejuízo inesperado na primeira metade do ano. O Commerzbank, em Frankfurt, também recuou levemente, apesar de ter superado as expectativas de lucro e receita no segundo trimestre.
O subíndice europeu de farmacêuticas e biotecnologia caiu 1,8% após Trump afirmar que as tarifas sobre o setor podem chegar a 250%. Em um contexto comercial mais amplo, a presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, se reunirá com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, para discutir a tarifa de 39% que entrará em vigor amanhã.
No cenário macroeconômico, as vendas no varejo da zona do euro subiram 0,3% em junho, um resultado abaixo do esperado, enquanto as encomendas à indústria alemã caíram 1%, frustrando previsões de alta. Às 6h46 (de Brasília), as bolsas de Londres, Paris e Frankfurt apresentavam altas de 0,23%, 0,25% e 0,24%, respectivamente, enquanto Milão, Madri e Lisboa registravam ganhos de 0,37%, 0,79% e 0,28%.