A diretora-geral da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos, afirmou que a distribuição centralizada de passagens de ônibus no país impede a regulamentação do setor de carona solidária, caracterizando-se como um modelo insustentável. Em entrevista ao Poder360, Mattos destacou que a proposta da plataforma visa descentralizar o setor, o que é visto como uma ameaça pelas operadoras rodoviárias. "O usuário deve ter o direito de escolher de quem comprar as passagens, considerando que a operação rodoviária é uma concessão pública", declarou.
Mattos enfatizou que a ampla concorrência é a solução para integrar as plataformas de carona ao transporte em massa. No entanto, a resistência de setores contrários tem dificultado o avanço das discussões sobre regulamentação, que começaram em 2021. "Alguns representantes dos rodoviários voltaram atrás no que havia sido construído, e não há como avançar nesse debate", lamentou.
A diretora também ressaltou que uma regulamentação federal para caronas poderia ampliar o debate e possibilitar a implementação de subsídios para o setor. Ela criticou o controle exercido por poucos operadores de rotas rodoviárias sobre a venda de passagens, afirmando que a presença da BlaBlaCar traria competitividade e diversidade na distribuição de passagens. Com 21 milhões de contas registradas, o Brasil se tornou o maior mercado da BlaBlaCar, superando a França nos últimos três anos, com um crescimento de 15% a 20% na oferta de caronas, enquanto o setor de ônibus apresenta crescimento de 70% a 80%.