O bitcoin operou em queda nesta segunda-feira, 25 de agosto, atingindo seu menor nível em seis semanas, conforme levantamento da LSEG. A desvalorização ocorre após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, na última sexta-feira, que sinalizou a possibilidade de um corte de juros em setembro. O ethereum também enfrentou uma forte queda, despencando 7,3% após ter alcançado um recorde histórico no domingo.
Os investidores agora voltam suas atenções para dados macroeconômicos dos Estados Unidos e declarações dos dirigentes do banco central norte-americano. Por volta das 16 horas (horário de Brasília), o bitcoin registrava uma queda de 1,91%, cotado a US$ 112.377,85, após ter atingido uma mínima de US$ 110.588,00 nas últimas 24 horas. A euforia gerada pelo discurso de Powell em Jackson Hole se dissipou, levando os investidores a moderar suas expectativas sobre os cortes de juros.
As perspectivas para o bitcoin nos próximos dias dependerão fortemente dos indicadores econômicos que serão divulgados, incluindo o PIB do segundo trimestre e o núcleo da inflação PCE nos EUA. Analistas alertam que um cenário de desaceleração econômica e inflação mais branda poderia favorecer a recuperação das criptomoedas, enquanto dados inesperadamente positivos poderiam manter os investidores em uma postura defensiva, prolongando a correção de curto prazo.