As multas por uso de celular no trânsito em Belo Horizonte aumentaram 27% no primeiro semestre de 2025, totalizando cerca de 20 mil infrações. Dados da BHTrans revelam que a cada duas horas um motorista é autuado, com vídeos mostrando motoristas de ônibus distraídos enquanto dirigem. A prática é considerada infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Os registros incluem motoristas de ônibus da linha 4106, que liga os bairros São Cristóvão e Santo Antônio, flagrados digitando e gravando áudios enquanto dirigem. Além disso, motoristas de carros e motociclistas também foram vistos desviando a atenção do trânsito para o celular. Um caso notável envolve uma motociclista que levantou a viseira do capacete para responder a mensagens de áudio, prática igualmente proibida.
A reportagem buscou respostas dos sindicatos das empresas de ônibus, da Prefeitura de BH e do governo de Minas Gerais sobre os flagrantes envolvendo motoristas do transporte coletivo, mas até o momento não houve retorno. O aumento das infrações levanta preocupações sobre a segurança no trânsito e a necessidade de medidas mais rigorosas para coibir essa prática perigosa na capital mineira.