A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou um investimento de R$ 2,9 milhões em cursos de qualificação profissional para jovens e adultos até o final de 2023. As oportunidades, que incluem formações em áreas como manicure, pedicure, eletricista e informática, são oferecidas em parceria com instituições públicas e privadas na região metropolitana. As inscrições estão abertas para pessoas acima de 16 anos que residem na capital mineira, com prioridade para aqueles que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Os cursos disponíveis variam em número de vagas, com destaque para 15 lugares na formação de Informática Básica e entre 20 a 25 vagas para as demais opções. No ano passado, 1.289 pessoas se inscreveram nos cursos oferecidos pelo Programa Mineiro de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER), e a expectativa para este ano é de 1.544 matriculados. Kátia Parreiras, gerente de programas da PBH, ressaltou a importância das qualificações para a inclusão no mercado de trabalho.
Além da PBH, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também contribui com a qualificação profissional, disponibilizando 650 vagas em 46 cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, informática, moda, gestão, estética e saúde. As aulas estão previstas para iniciar em agosto, com formações que vão desde bombons e trufas até técnicas básicas de culinária. As iniciativas visam promover o desenvolvimento de habilidades e facilitar a inserção dos participantes no mercado de trabalho.