Neste sábado, 2 de agosto, Belém inicia a contagem regressiva para a COP30, a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro. A cidade se prepara para receber líderes mundiais e, na sexta-feira, 1º de agosto, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) promoveu uma visita guiada para jornalistas, destacando o andamento das obras preparatórias, especialmente a montagem da Blue Zone, área central das negociações, que está transformando o Parque da Cidade.
Com uma área de 250 mil metros quadrados, a Blue Zone será o principal espaço para as negociações da COP30, conforme explicou Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30. Até o momento, 40 mil metros quadrados de tendas já foram montadas, e a previsão é que a macroestrutura esteja concluída até o final de agosto. Além da Blue Zone, a cidade contará com a Green Zone, um parque aberto e arborizado destinado ao público geral, que já foi entregue.
As obras de preparação para a COP30 vão além do Parque da Cidade, incluindo melhorias em mobilidade, drenagem e infraestrutura cultural. A engenheira Marcele Veiga informou que a macrodrenagem da bacia do Tucunduba está prevista para ser entregue em agosto, beneficiando 300 mil moradores. O projeto Porto Futuro II, que requalifica antigos armazéns, está 95% concluído e incluirá diversas iniciativas culturais e gastronômicas.
A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, ressaltou a importância do novo centro gastronômico e da economia criativa para o legado da COP30 em Belém, afirmando que mais de cinco mil pessoas estão envolvidas nas obras. O centro contará com mais de 40 quiosques e seis restaurantes, visando fortalecer o turismo e a cultura local após o evento.