Belém, capital do Pará, está em ritmo acelerado de preparação para a COP 30, marcada para novembro de 2025. O Parque da Cidade, que ocupa uma área de 500 mil m², se tornou o epicentro das intervenções urbanas que visam não apenas acolher o evento, mas também deixar um legado duradouro para a população local. Desde julho, o espaço já recebe visitantes e vive uma intensa rotina de obras, com estruturas sendo montadas para abrigar líderes mundiais e representantes de quase 200 países.
As intervenções em Belém são parte de um investimento de R$ 5 bilhões do Governo Federal, distribuídos em mais de 40 projetos que incluem a revitalização de áreas históricas e melhorias na infraestrutura urbana. Segundo Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, o foco é garantir que as obras gerem um impacto positivo e duradouro na cidade. Além das estruturas físicas, programas como o Capacita Pará já formaram mais de 20 mil trabalhadores, preparando a população para o fluxo internacional esperado durante a conferência.
Com 90% das obras em andamento e dentro do cronograma, Belém se prepara para receber as delegações internacionais com confiança. O evento contará com áreas específicas para negociações e atividades sociais, refletindo a importância diplomática da COP 30. A cidade não apenas se transforma para o evento, mas também busca garantir que os benefícios sejam sentidos por seus moradores muito além de novembro de 2025.