A população de Belém já pode observar as melhorias na Quadra 5 da Nova Doca, localizada na Avenida Visconde de Souza Franco. O Governo do Pará retirou os tapumes da área, que está passando por serviços de pavimentação asfáltica e urbanização, como parte dos preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro. O secretário de Obras Públicas do Estado, Ruy Cabral, destacou que a execução dos serviços na Nova Doca já alcançou 93%.
A Quadra 5 contará com uma ciclovia, quiosque, espaço de convivência e o plantio de 12 árvores, integrando o paisagismo do futuro Parque Linear. Ao todo, 180 árvores serão plantadas ao longo das oito quadras do canal. O projeto também inclui um sistema de purificação de água por meio de wetlands, que visa melhorar a qualidade ambiental da região.
Além das melhorias estéticas, as obras contemplam ações de saneamento, com 72% das intervenções já concluídas. O esgoto sanitário da área será coletado e tratado, ligando-se à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una, que está em construção. Essa iniciativa busca eliminar o lançamento irregular de esgoto no canal, promovendo um impacto positivo na infraestrutura urbana de Belém.
O Parque Linear da Nova Doca é resultado de uma parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. A obra abrange 1,2 quilômetro de canal e inclui serviços de drenagem, ciclovia, passarelas e paisagismo, além de melhorias na Avenida Visconde de Souza Franco, que receberá novos sistemas de drenagem e abastecimento de água potável.