A cidade de Belém, no Brasil, contabiliza 53 mil leitos garantidos para o período da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), agendada para novembro. O ministro do Turismo, Celso Sabino, fez o anúncio nesta terça-feira (19) durante o programa Bom Dia, Ministro, assegurando que haverá acomodações a preços justos para todos os participantes. Ele comparou a situação com a COP do Azerbaijão, onde 24 mil pessoas foram hospedadas em Baku no dia de maior movimento.
Sabino detalhou que o governo brasileiro está disponibilizando mais de 2,4 mil quartos individuais para a ONU abrigar suas 196 partes e países-membros, com tarifas que variam entre US$ 100 e US$ 600, dependendo do PIB per capita dos países. O ministro também reconheceu a existência de abusos nos preços de hospedagem, mas afirmou que a ampla oferta de leitos deve forçar os estabelecimentos a reduzir tarifas excessivas.
Além disso, o ministro mencionou que o governo busca atender movimentos sociais com orçamentos limitados, facilitando a hospedagem para grupos que desejam participar da COP30. Sabino concluiu enfatizando que o objetivo é tornar esta conferência não apenas a maior e mais decisiva, mas também a mais inclusiva da história.