Uma bebê de quatro meses morreu em Lincoln, Nebraska, após sofrer traumatismo craniano causado por sacudidas violentas. O pai, Ryan Greenwood, de 36 anos, relatou à polícia que estava ‘brincando de forma agressiva’ com a filha antes do incidente, que ocorreu no dia 14 de agosto. Após o episódio, tanto Ryan quanto a mãe da criança, Tanya Greenwood, de 28 anos, foram presos e estão sendo acusados de abuso infantil com resultado fatal e por não terem buscado atendimento médico para a criança.
De acordo com o depoimento de Ryan, a bebê chorou intensamente após a ‘brincadeira’, e ele tentou acalmá-la dando uma mamadeira e colocando-a para dormir. No entanto, quando Tanya percebeu que a filha não acordava como de costume, ela encontrou a criança inconsciente e com o corpo frio. Uma autópsia revelou que a causa da morte foi traumatismo craniano compatível com a síndrome do bebê sacudido, indicando que os ferimentos não foram acidentais. Especialistas afirmaram que a criança poderia ter sobrevivido se tivesse recebido atendimento médico imediato.
A versão da mãe diverge da do pai; Tanya afirmou que ao voltar de compras no dia 13 de agosto, ouviu um choro intenso da filha e quis buscar ajuda médica, mas o marido não permitiu. Investigações indicaram que ela já havia presenciado Ryan sacudindo a criança em outras ocasiões. Após a morte da bebê, Tanya pesquisou sobre a síndrome do bebê sacudido e questionou o marido sobre ferimentos na criança.