O Banco Genial anunciou nesta quinta-feira (28) a renúncia à prestação de serviços ao Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado, que foi citado na Operação Carbono Oculto, uma investigação que apura fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. A instituição afirmou que não recebeu notificação oficial sobre a investigação e que tomou conhecimento do caso apenas pela imprensa. Em nota, o banco declarou que decidiu renunciar à prestação de todos os serviços ao fundo até que os fatos sejam esclarecidos.
O Radford Fundo foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços essenciais e transferido para a gestão do Banco Genial apenas em agosto de 2024. O banco ressaltou que, na ocasião da transferência, promoveu as devidas diligências, abrangendo o investidor exclusivo e os ativos que integravam a carteira. Apesar de ter sido mencionado no relatório do Ministério Público de São Paulo (MPSP), o Genial reafirma que não recebeu qualquer comunicação oficial sobre investigações em andamento.
A instituição finalizou a nota destacando que está “inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários”. A renúncia do Banco Genial pode ter implicações significativas para sua reputação e para a confiança dos investidores, especialmente em um momento em que o setor financeiro enfrenta crescente escrutínio devido a casos de corrupção e irregularidades.