O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itapeva, em São Paulo, enfrenta uma situação crítica com seu estoque, que atualmente conta com apenas 1,5 litro de leite. O alerta foi emitido nesta sexta-feira, 1º de agosto, coincidentemente no Dia Mundial da Amamentação, uma data que visa destacar a importância do aleitamento materno. A coordenação do banco informa que a quantidade disponível pode se esgotar em menos de três dias, dependendo da demanda.
O leite doado é vital para atender bebês internados na UTI Neonatal, especialmente aqueles prematuros, cujas mães frequentemente enfrentam dificuldades na produção de leite. A neonatologista Elaine Moreira Lopes ressalta que fatores como alimentação e estresse podem impactar a lactação, enfatizando que a fisiologia da amamentação está intimamente ligada ao estado emocional da mãe.
De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é o único alimento recomendado para crianças até os seis meses de idade, podendo ser complementado posteriormente com outros alimentos. A doação é realizada com o excedente da amamentação e não causa dor, além de aliviar o desconforto nas mamas da doadora. Mulheres com HIV, sífilis e hepatite não estão aptas a doar, e qualquer problema de saúde deve ser comunicado à equipe responsável.
O Banco de Leite da Santa Casa de Itapeva está aberto para doações das 7h às 17h30. Mães saudáveis com leite excedente e exames em dia são encorajadas a participar dessa ação solidária, que pode fazer a diferença na vida de muitos bebês em necessidade.