O Banco Central (BC) autorizou a reorganização do controle societário do Banco Safra, concentrando a gestão nas mãos de David Joseph Safra, Jacob Joseph Safra e Vicky Safra, após a saída de Esther Safra. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 4 de setembro, e é assinada pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, Renato Gomes.
A autorização, que data de 8 de maio e é válida desde 11 de julho, segue um processo natural de reestruturação familiar, conforme informado pelo banco. No final de janeiro, o grupo anunciou a compra da participação de Esther por Jacob e David, destacando que a mudança está alinhada com a visão de longo prazo da instituição.
A nova configuração de controle impacta diversas entidades do grupo, incluindo o Banco J. Safra, Safra Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, e Safra Asset, entre outras. Essa reorganização reflete a estratégia da família Safra em consolidar a gestão do banco e suas controladas.