Um muro subterrâneo de cerca de 6 km começou a ser construído na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, com o objetivo de proteger a orla da maré alta. A estrutura de concreto armado, que terá mais de dois metros de profundidade, funcionará como uma barreira contra a erosão, integrando um projeto de reurbanização estimado em mais de R$ 31 milhões. O primeiro trecho da obra, com 1,5 km de extensão, teve início neste mês e se estenderá da Rua 3920 até o molhe da Barra Sul, um dos pontos turísticos da cidade.
A construção do muro é uma resposta às mudanças na orla após a megaobra de alargamento realizada em 2021, que aumentou a faixa de areia da Praia Central para 70 metros. Com isso, surgiram poças de água durante a maré alta, gerando preocupações entre os frequentadores. Segundo a prefeitura, o muro será construído entre a área de restinga e o passeio para pedestres, parte do projeto mais amplo que inclui galerias subterrâneas e áreas de lazer.
As intervenções na orla visam revitalizar o espaço e proporcionar mais conforto aos visitantes, com a ampliação do calçadão e a criação de jardins à beira-mar. Embora as obras tenham começado em novembro de 2023, não foi divulgado um prazo para sua conclusão. A realização do projeto contou com licenças ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).