A Bahia se prepara para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, que com 12,4 km de extensão será a maior da América Latina e uma das mais extensas do mundo. O consórcio responsável confirmou que a construção começa em junho de 2026, após a conclusão do projeto executivo e da plataforma provisória no ano anterior. O investimento total é de R$ 11 bilhões, e a obra promete gerar 7 mil empregos, além de reduzir em 40% o tempo de viagem entre Salvador e a ilha de Itaparica.
O projeto não se limita à ponte; ele envolve a criação de um novo sistema rodoviário regional que inclui novas vias e viadutos em Salvador e na Ilha de Itaparica. Essas intervenções vão reduzir em cerca de 250 km a distância entre Salvador e a ilha, facilitando o deslocamento para o Recôncavo e o Sul do estado. A grandiosidade da ponte, que terá um trecho estaiado de 900 metros, permitirá a passagem de grandes embarcações e alterará a dinâmica logística da Bahia.
Entretanto, o projeto também gerou polêmicas e exigiu meses de negociações para a assinatura do contrato, mediada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Estudos preparatórios foram realizados para avaliar impactos ambientais e sociais, envolvendo comunidades tradicionais. A expectativa é que a obra beneficie diretamente 10 milhões de pessoas em 250 municípios, com um investimento inicial de R$ 200 milhões já aplicado na etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos.