A Avibras Aeroespacial, uma das principais indústrias do setor de defesa no Brasil, anunciou nesta quarta-feira (6) a nomeação de Fábio Guimarães Leite como novo acionista majoritário. A mudança ocorre em meio ao processo de reestruturação da empresa, que está sob recuperação judicial desde maio, devido a dívidas que ultrapassam R$ 600 milhões.
Entre as responsabilidades de Leite está a auditoria das atividades da empresa, além da negociação de um novo acordo coletivo com os funcionários, que enfrentam 28 meses de salários atrasados. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos convocou uma assembleia para o dia 14 de agosto, onde será eleito um novo presidente, e planeja discutir a situação dos trabalhadores em uma reunião futura.
A greve dos funcionários da Avibras, que começou em setembro de 2022 em protesto pelos atrasos salariais, completou mil dias no início de junho. A empresa, fundada em 1961 e sediada em Jacareí, é reconhecida por seu desenvolvimento de tecnologias para defesa e civis, mas enfrenta uma grave crise financeira que a levou a solicitar recuperação judicial e a buscar novos investidores.