Os preços do etanol e da gasolina nos postos de combustíveis de Ribeirão Preto, SP, sofreram um aumento nesta sexta-feira (1), data em que entra em vigor a nova medida que eleva a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%. Apesar da expectativa inicial de que essa mudança reduziria os preços, a realidade é que o custo do combustível deve aumentar para os consumidores, segundo Fernando Roca, presidente da Associação Núcleo Postos de Ribeirão Preto.
Roca explicou que o aumento do percentual de etanol na gasolina, aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em junho, não resultará em uma redução imediata dos preços. "O etanol subiu proporcionalmente. Esses 30% vão impactar no preço da gasolina também", afirmou. Nesta semana, o valor do etanol repassado pelas distribuidoras aos postos aumentou em R$ 0,12 por litro.
O aumento no preço do etanol é uma resposta à necessidade das usinas de atender à crescente demanda, o que impacta os estoques e a operação da indústria sucroenergética. Roca destacou que as usinas elevaram o preço do etanol para controlar o consumo e evitar desabastecimento. Embora a medida de aumento da mistura de etanol tenha sido anunciada com a expectativa de queda nos preços da gasolina, essa redução deve ocorrer apenas a médio e longo prazo.
O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, havia projetado uma diminuição de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina, mas isso dependerá de variáveis que ainda precisam ser monitoradas. Roca acredita que, a longo prazo, a maior concentração de etanol nos combustíveis trará benefícios ambientais e incentivará a produção nacional, apesar dos desafios imediatos enfrentados pelos consumidores.