No dia em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos, dados da Polícia Civil revelam um cenário preocupante da violência contra a mulher em Minas Gerais, com destaque para Divinópolis. Entre janeiro e junho de 2025, a cidade registrou 918 casos de violência doméstica, o que equivale a uma média de cinco ocorrências diárias, representando um aumento de 15,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além dos casos de violência, Divinópolis contabilizou 16 vítimas de feminicídio desde 2019, sendo 12 casos consumados e quatro tentativas. Somente em 2025, até junho, foram registrados três feminicídios consumados e duas tentativas. Em todo o estado, os números são igualmente alarmantes, com 78.697 casos de violência doméstica e 167 vítimas de feminicídio no primeiro semestre deste ano.
Os dados, que consideram apenas mulheres agredidas por parceiros, ex-parceiros ou familiares, foram atualizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG). A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, visa proteger as vítimas e combater a violência doméstica, mas os números atuais indicam que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a segurança das mulheres em Minas Gerais.