Na noite da última quinta-feira (21), a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, recebeu um ato público em defesa da soberania nacional. A mobilização reuniu estudantes, professores, servidores e dirigentes da Ufrgs, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), destacando a educação pública, a ciência e a tecnologia como pilares de um projeto de país independente.
O evento, convocado de maneira unitária pelas entidades representativas das três instituições, começou às 18h30 e enfatizou que defender universidades e institutos federais é garantir o futuro do Brasil. A reitora da Ufrgs, Márcia Barbosa, alertou sobre os riscos de discursos autoritários no campo científico e ressaltou a importância das universidades em manter uma ligação direta com a sociedade por meio da extensão universitária e das políticas de inclusão.
Barbosa também mencionou que a união com países do Sul Global deve impulsionar uma revolução na produção científica. A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges, e a coordenadora do Sindicato dos Técnicos-administrativos da Ufrgs, Maristela Piedade, reforçaram o papel estratégico das universidades para a soberania nacional. Ao final, estudantes leram uma carta aberta em defesa da soberania do país, reafirmando que essa defesa está diretamente ligada à valorização da educação pública e à autonomia das instituições de ensino.