SÃO PAULO – O Assaí (ASAI3) anunciou um lucro líquido de R$ 264 milhões no segundo trimestre de 2023, representando um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado por melhorias operacionais e um crescimento significativo no faturamento, conforme divulgado em balanço nesta quinta-feira.
Ao considerar ajustes que excluem créditos fiscais de R$ 86 milhões referentes ao Imposto de Renda, o lucro líquido ajustado da empresa foi de R$ 178 milhões, com um crescimento de 7,6%. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado também apresentou um avanço de 11,8%, totalizando R$ 1,08 bilhão, enquanto a receita líquida cresceu 6,3%, alcançando R$ 20,9 bilhões, impulsionada pela maturação de novas lojas e um aumento de 4,6% nas vendas das mesmas lojas.
Entretanto, o resultado financeiro do período foi negativo em R$ 565 milhões, um aumento de 20,7% em relação ao segundo trimestre de 2022, impactado pela elevação das taxas de juros. A alavancagem da empresa, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, caiu para 3,17 vezes, comparado a 3,65 vezes no ano anterior.
O Assaí reafirmou sua meta de abrir 10 novas lojas em 2023, com investimentos entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão, além de mais 10 inaugurações previstas para o próximo ano.