O projeto Arena Alegria, que visa promover lazer e inclusão social, retorna após seis anos de pausa, com eventos programados para as comunidades do Itaqui-Bacanga, em São Luís. A quarta edição do projeto ocorrerá entre os dias 16 e 30 de agosto, abrangendo os bairros Cidade Nova, Vila Embratel e Vila Nova.
Idealizado pela produtora cultural Cássia Melo, da Oito Projetos Criativos, o Arena Alegria conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Segundo Melo, o retorno do projeto é uma oportunidade para ocupar espaços públicos com atividades que incentivam a interação familiar e comunitária, especialmente em um contexto de crescente uso da tecnologia pelas crianças.
As atividades ocorrerão diariamente das 16h às 20h e incluirão gincanas, brincadeiras e apresentações culturais, com destaque para o palhaço mímico Gilson César, o mágico Viktor Aiko e a banda Vagalume. A abertura será no dia 16 de agosto, na Praça das Mangueiras, com a participação da cantora Camila Reis. O evento também contará com estrutura acessível e uma ação de coleta seletiva para conscientização sobre descarte correto de resíduos.
O Arena Alegria é apoiado por diversas organizações comunitárias, como a Associação Mulheres Unidas Cidade Nova e o GUME (Grupo de Mulheres Empreendedoras), e busca fortalecer as relações familiares e gerar emprego e renda na região. As próximas datas e locais dos eventos são: 23 de agosto na Praça 1º de Maio e 30 de agosto na Orla do Bonfim.