A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permanece em 40%, igualando o nível mais baixo de seu mandato, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira. O índice se manteve inalterado em relação à pesquisa de julho, mas representa uma queda de 7 pontos percentuais desde os primeiros dias de sua administração em janeiro, quando 47% dos norte-americanos o apoiavam. A pesquisa foi realizada em um contexto de dados econômicos fracos e uma intensa repressão à imigração, enquanto Trump tentava mediar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Os resultados mostram que a desaprovação entre eleitores hispânicos, que anteriormente apoiavam Trump, aumentou, com apenas 32% aprovando seu desempenho. Além disso, mais da metade dos entrevistados acredita que Trump está excessivamente alinhado com a Rússia, mesmo após seus esforços para intermediar a paz entre Moscou e Kiev. A pesquisa também revelou que apenas 42% dos entrevistados aprovaram suas políticas relacionadas ao crime e 43% consideraram seu trabalho na política de imigração satisfatório.
Esses números indicam um cenário desafiador para Trump, que enfrenta crescente descontentamento entre grupos-chave de eleitores. A pesquisa foi realizada com 4.446 adultos norte-americanos e apresenta uma margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais. Com a aproximação das eleições, a capacidade de Trump de reverter essa tendência será crucial para sua reeleição e para a estabilidade do Partido Republicano.