A pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 20 de agosto de 2025, aponta que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 46%, o melhor resultado desde o início do ano. Dois fatores principais explicam essa melhora: a percepção dos brasileiros sobre os preços dos alimentos e a resposta do governo às tarifas impostas pelos Estados Unidos. O levantamento revela que a desaprovação é de 51%, mas o desempenho atual supera as últimas três sondagens, ficando atrás apenas de janeiro, quando a aprovação era de 47%.
Felipe Nunes, CEO da Quaest, destaca que a percepção de alta nos preços dos alimentos caiu para cerca de 60%, o que aliviou o bolso dos brasileiros e impulsionou a popularidade do governo, especialmente entre os mais pobres. Além disso, 48% dos entrevistados acreditam que Lula e o PT estão se saindo melhor no embate com os EUA, em contraste com apenas 28% que defendem Bolsonaro e seus aliados. A pesquisa também sugere um desgaste na imagem da família Bolsonaro, com 69% dos entrevistados afirmando que Eduardo Bolsonaro age em defesa de interesses próprios.
As preocupações dos brasileiros estão voltadas principalmente para a violência (26%), problemas sociais (19%) e economia (17%). A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O aumento do medo de um possível conflito armado, que chegou a 5% em agosto, também é um dado relevante que emerge deste estudo.