A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 20 de agosto, aponta que a aprovação do governo Lula alcançou 46%, marcando a melhor avaliação desde janeiro. O aumento na aprovação é atribuído à queda nos preços dos alimentos e à reação dos brasileiros ao tarifaço, com destaque para o Nordeste, onde a aprovação saltou para 60%. No Sudeste, a aprovação subiu de 40% para 42%, enquanto no Centro-Oeste passou de 40% para 44% e no Sul de 35% para 38%.
Além disso, a pesquisa revela que a aprovação entre católicos aumentou de 51% para 54% e entre beneficiários do Bolsa Família subiu de 41% para 43%. A percepção de alta nos preços dos alimentos diminuiu significativamente, passando de 76% em julho para 60% em agosto. Para 48% dos entrevistados, Lula e o PT estão tomando as medidas corretas para enfrentar as consequências das sanções, enquanto 28% defendem as posições de Bolsonaro sobre as medidas de Trump.
Esses resultados indicam um fortalecimento do apoio ao governo Lula, refletindo uma mudança na percepção pública sobre sua gestão econômica. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto com 12.150 entrevistados e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.