Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada na sexta-feira, 1º de agosto, revelou que o percentual de brasileiros favoráveis à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado caiu de 52% em abril para 48% no final de julho. Em contrapartida, a quantidade de entrevistados que acredita que Bolsonaro não deveria ser preso aumentou de 42% para 46% no mesmo período. A diferença entre os que apoiam e os que se opõem à prisão do ex-presidente diminuiu de 10 pontos percentuais para apenas 2 pontos, uma variação considerada dentro da margem de erro da pesquisa.
O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Além disso, 51% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não será preso, enquanto 40% consideram que ele enfrentará a prisão.
Atualmente, Bolsonaro cumpre medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente está sob investigação por sua suposta participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022, e seu julgamento na Corte ainda está por vir.