Um apagão deixou 18 cidades do Acre sem energia elétrica neste domingo (31), durante a tarde. O incidente coincidiu com um forte temporal que causou estragos em diversas áreas, incluindo Rio Branco, onde uma moradora ficou presa em um elevador por cerca de 30 minutos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a energia já havia sido restabelecida quando a equipe chegou ao local.
A concessionária Energisa informou que a interrupção do fornecimento de energia foi causada por um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), sem relação com a empresa. O serviço foi normalizado por volta das 14h34, mas a causa da interrupção ainda não foi esclarecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Apenas os municípios de Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, que são atendidos por usinas térmicas, não foram afetados.
Este apagão é o mais recente de uma série de interrupções no fornecimento de energia no Acre. Em fevereiro, dois incidentes semelhantes deixaram cinco cidades sem luz, afetando mais de 63 mil pessoas. A Energisa atribuiu aqueles apagões a falhas nas redes transmissoras de energia. A situação atual levanta preocupações sobre a confiabilidade do sistema elétrico na região.