O artista plástico mineiro Antônio Torres, de 62 anos, abre nesta terça-feira (19) a exposição ‘De Passarinhos’ em Governador Valadares, que reúne 170 desenhos de aves catalogadas pelo Instituto Terra. A mostra marca a inauguração da Casa de Arte Lamparina e poderá ser visitada gratuitamente até 8 de outubro. Além da visitação, a programação inclui oficinas de arte voltadas a alunos da rede pública e apresentações literárias.
O título da exposição foi inspirado no poema ‘De Passarinhos’, de Manoel de Barros, que ressalta a interdependência entre fauna e flora. A proposta busca conectar arte e educação ambiental, discutindo a importância da preservação da natureza. A ideia surgiu em 2014, quando Torres visitou o Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado, referência em reflorestamento da Mata Atlântica. O retorno de diversas espécies de aves à área reflorestada inspirou o artista a iniciar a série de desenhos, finalizada em 2016.
A Casa de Arte Lamparina integra o cenário cultural de Governador Valadares com a proposta de aproximar a comunidade das artes visuais. O espaço funciona na residência onde o artista mora há alguns anos e funcionará de terça a domingo, das 14h às 20h, na Rua Inglaterra, nº 257, bairro Grã Duquesa. A programação inclui mediação e oficinas de arte voltadas a alunos do Ensino Médio da rede pública, além de apresentações literárias com leitura ativa da atriz Iara Torres.