O Sebrae Roraima, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) e a Embrapa, lançou nesta sexta-feira (1º) o Amazontech 2025. O evento, que ocorrerá de 4 a 6 de setembro em Boa Vista, marca o retorno do movimento de inovação e desenvolvimento sustentável à região após 21 anos, consolidando-se como um importante polo integrador de ciência, tecnologia e empreendedorismo na Amazônia.
O Amazontech 2025 reunirá um público diversificado, incluindo empreendedores, pesquisadores, líderes comunitários e autoridades, com o objetivo de discutir temas relevantes para a Amazônia, especialmente em preparação para a COP-30. Com uma infraestrutura de 20 mil metros quadrados no campus Paricarana da UFRR, o evento contará com mais de 100 atividades, incluindo seminários, palestras, oficinas e rodadas de negócios, promovendo um espaço de diálogo sobre saberes ancestrais, cultura e inovação.
Henua Patrícia, Gerente de Comunicação do Sebrae, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento sustentável dos negócios na Amazônia, destacando seu impacto na vida das pessoas em diversos setores. O vice-reitor da UFRR, Silvestre Nóbrega, também ressaltou a relevância da infraestrutura da universidade para o sucesso do evento, que visa impulsionar o conhecimento acadêmico e promover a inovação na região.
A edição de 2025 do Amazontech reforça sua abordagem internacional, com a participação de delegações da Guiana, Equador e Barbados. Os conteúdos do evento serão estruturados em três eixos: ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento, empreendedorismo sustentável e inclusão econômica, e valorização cultural e popularização da ciência, visando atender a um público amplo e diversificado.