Amanda Gutierres, do Palmeiras, e Marta, do Orlando Pride, estão entre as 30 jogadoras indicadas à Bola de Ouro Feminina 2025, o mais prestigioso prêmio individual do futebol mundial. A lista foi divulgada nesta quinta-feira, 7 de setembro, logo após a seleção brasileira conquistar a Copa América, onde Marta e Amanda tiveram papéis decisivos na campanha.
A cerimônia de premiação está agendada para o dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. A seleção brasileira venceu a Colômbia nos pênaltis, após um emocionante empate de 4 a 4 no tempo normal, destacando a importância das jogadoras na conquista do título.
Marta, que teve uma temporada notável, incluindo a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2024 e a vitória do Orlando Pride na National Women’s Soccer League (NWSL), marcou gols cruciais na semifinal e na final da Copa América. Além das indicações de Gutierres e Marta, outros brasileiros também estão concorrendo em categorias distintas, como Alisson, indicado ao Troféu Yashin, Estêvão ao Troféu Kopa e Arthur Elias ao Troféu Cruyff.