O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se encontrou nesta quinta-feira (7) com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O encontro, que ocorreu em Brasília, foi realizado um dia após a implementação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pela administração americana.
Embora o Ministério do Desenvolvimento não tenha revelado detalhes sobre a conversa, informou que a reunião abordou as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Este encontro é especialmente significativo, considerando que Escobar é o principal interlocutor do governo dos EUA no Brasil, em um momento em que o país enfrenta desafios nas exportações devido às novas tarifas.
Desde o dia 6 de outubro, os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 50% sobre 35,9% das importações de produtos brasileiros, afetando itens como carne e café. Em contrapartida, produtos como suco de laranja e aeronaves civis permanecem com tarifas reduzidas. O governo brasileiro está atualmente elaborando um plano de contingência para mitigar os impactos sobre os setores afetados, embora a data de apresentação da medida provisória ainda não tenha sido divulgada.